Monica Villela Grayley

Doutora em Ciências Políticas pela Universidade Aberta de Portugal e Mestre em Linguística e Ciências Políticas pela Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha, Monica Villela Grayley tem mais de 30 anos de experiência em comunicação, jornalismo internacional, advocacy, marketing e liderança de equipes. Ex-porta-voz da presidência da Assembleia Geral da ONU, ela viveu e trabalhou em cinco países. Entre 2015 e 2016, foi diretora do Centro de Informação das Nações Unidas no México, com atuação em Cuba e na República Dominicana.

Desde 2006, é funcionária das Nações Unidas, onde chefia a redação ONU News em Língua Portuguesa. A obra, no entanto, não reflete a opinião da organização e é de inteira responsabilidade da autora.

A trajetória internacional da jornalista inclui sua atuação como redatora, apresentadora, gerente de projetos e encarregada de comunicação interna da BBC, em Londres, redatora e apresentadora part-time da Deutsche Welle, na Alemanha além de ter atuado em rádio, TV e imprensa no Brasil, onde iniciou a carreira. Em meados da década de 90, Monica trabalhou como repórter especial da Revista Manchete e como locutora-apresentadora part-time do Sistema Globo de Rádio.

Entrevistou Chefes de Estado e Governo de todos os países de Língua Portuguesa, os ex-chanceleres-federais da Alemanha, Helmut Schmidt e Gerhard Schroeder, o evangelista americano Billy Graham e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Monica fala alemão, espanhol, inglês e português fluentemente e utiliza o francês como língua de trabalho.